Viagem

De lago em lago através de Panticosa (rota de 3 dias)

Pin
Send

Panticosa O verão está chegando e uma multidão de caminhantes escolhe Pirineus Como destino de férias. Uma rota de trekking / caminhada de Banhos em Panticosa pode ser uma ótima opção e ainda mais se a combinarmos com várias noites ao pé de uma tenda de campanha. Rota sem abrigos, não há, mas a companhia de mais de 10 lagos durante a jornada faz o esforço valer a pena.

De lago em lago por Panticosa

Resumo do cruzeiro

O que você vai fazer uma rota para Penticosa? Não é uma estação de esqui ou um spa? Estas são as perguntas que meus amigos me fizeram antes de eu partir para este lugar nos Pirinéus. É certamente conhecida por sua pequena estação de esqui (a vários quilômetros daqui) e seu spa a pé da Ibón de los Baños, não esquecendo o mergulho de inverno que ocorre sob o gelo deste lago, mas também o tópico, é também o local ideal para caminhadas.

Muitas rotas partem do mesmo lago, mas talvez a mais visitada e massiva seja a que une Banhos em Panticosa com ele Reservatório de Bachimaña Alto, mas não se assuste, 90% das pessoas ficam curtindo as cachoeiras, como a Pinheiro, a apenas 2 km do lago.

Nossa rota foi feita a dedo a partir do mapa do local e calculando os dias que precisaríamos, levando em consideração que havia pessoas no grupo com baixa aptidão. O principal era se divertir e, como estávamos aqui ... desfrutamos de belas paisagens e, acima de tudo, quanto mais lagos, melhor, porque os amamos 😀. Bem, simplesmente, tudo isso é o que une essa rota. Mais de 10 lagos, vistas deslumbrantes, inúmeras cachoeiras e lugares idílicos para acampar, parece bom, ehh, porque não estou enganando você, é exatamente o que você encontrará.

Dia 1 da rota

Distância: 5.1 km
Duração aproximada : 3h / 4h
Subida total : 758m
Descida total : 42m
Altitude máxima: 2.388m

Deixando os banhos de Panticosa

Chegamos na sexta-feira às 17:00 estacionamento de Baños de Panticosa e planejamos caminhar por algumas horas até o anoitecer, em torno de 3 horas, com o objetivo de acampar no segundo lago que alcançamos, o Ibón de Brazato. Era um dia ensolarado, um pouco quente, pelo qual apreciamos a sombra dos pinheiros durante os primeiros quilômetros.

A rota leva o GR-11 no sentido Isto, não na direção das cachoeiras, onde é o lado oposto (norte). No início, a inclinação é suave e a estrada é larga o suficiente para acomodar até 4 pessoas. Gradualmente, você terá altura e verá como a cidade fica cada vez menor, e assim por diante, até deixar a parte dos pinheiros e começar a parte mais inclinada e rochosa. Neste ponto, não perca as vistas do Picos do Inferno e ele Black Garmo, os três milhares mais a oeste dos Pirenéus.

A visão de Ibón de Baños Eles são espetaculares, o que incentiva você a continuar andando até chegar ao nosso primeiro lago na rota, o Íon inferior de Brazato.

Íon Inferior de Brazato - panticosa

A verdade é que Ibón tinha vários lugares para colocar nossas barracas, mas como ainda tínhamos tempo, fomos incentivados a continuar caminhando até a próxima, a Ibón de Brazato, muito maior que o anterior.

Ibón del Brazato - perto de Panticosa

Aqui nós decidimos terminar o dia, montando o tenda de campanha e preparando uma sopa quente quando a noite começou a esfriar.

Dia 2 da rota

Distância: 12.5 km
Duração aproximada : 9h / 10h (Contando parada para almoço e longa soneca ...)
Subida total : 851m
Descida total : 878m
Altitude máxima: 2.650m

Ibones Altos del Brazato

O dia amanhece às 19h30, mas o saco de dormir gruda no corpo e não saímos da barraca até o sol começar a nos incomodar. Pegamos o bar da praia e começamos um novo dia, o mais longo de toda a rota.

A estrada começa na fronteira com o Ibón de Brazato, no lado esquerdo, até alcançar todas as Altos Ibones de Brazato, um grupo de três lagos sob o rochedo Picos de Labasa ou dentes de Batanes, de 2736 metros de altitude. Depois disso, chegamos a uma colina chamada, é claro ... Passe Brazato a 2500m de altitude.

Lagoas de Barranco de Batanes

A partir daqui, é a quebra típica da perna para alguns ou desmoralizante para outros através do Batanes Ravine. Mas é claro que nem tudo são más notícias, pois começamos a ver um dos picos mais espetaculares dos Pirenéus espanhóis e franceses, o Vignemale / Viñamala com sua imponente altitude de 3298m.

Ibón Bajo de Batanes

Depois de chegar a uma bifurcação com outra estrada, saímos de ambos para chegar ao Ibón Bajo de Batanes e faça o upload do endereço para Sign Hill. Essa subida é a mais difícil de toda a rota e, em alguns casos, até pesada, pois a estrada não é muito bem sinalizada. Lembre-se de que não estamos mais no GR-11, estamos em um caminho muito pouco percorrido.

Vignemale

Felizmente ele Vignemale Ele nos acompanha o tempo todo, como me lembro com um pouco de peso, que fazer fronteira com o lago da fotografia era uma odisseia. Não porque era complicado, mas grandes rochas dificultavam a estrada e nos moviam muito lentamente.

Signboard Hill

E finalmente chegamos a Signboard Hill, o ponto mais alto da nossa rota, para 2650m de altitude, sem ter passado por um passo nevado que apresentava alguma dificuldade (não é o da foto), principalmente se você for muito pesado. Sem neve, não acho muito complicado.

Ibón de Bramatuero Alto

Descemos em direção a Ibón de Bramatuero Alto, que curiosamente em seu ponto final tem vários blocos de gelo flutuando, parecendo pequenos icebergs. É delimitada pelo lado esquerdo e, aos olhos, a estrada também não é muito bem sinalizada, mas considerando que o lago não tem perdas, certamente você encontrará o caminho certo.

Depois disso, chegamos ao último lago do dia, o Ibón de Bramatuero Bajo, onde acampamos no sopé de um esplêndido panorama da Picos do Inferno, primeira fotografia deste post.

Dia 3 da rota

Distância: 8.8 km
Duração aproximada : 3h / 4h
Subida total : 210m
Descida total : 826m
Altitude máxima: 2,263m

Picos do Inferno

E o último dia chegou e o menos exigente fisicamente. Quase tudo ladeira abaixo, passando por outro belo lago e pelo conjunto de cachoeiras perto de Panticosa.

Depois de pegar a loja, fomos para Reservatório de Bachimaña Alto, um belo lago represado com uma ilha em seu ponto central. Fazemos uma borda no lado direito, embora os mapas indiquem um caminho alternativo no lado esquerdo, mas desde o GR-11 juntou-se pelo outro lado vindo do Piedrafita Peak, decidimos fazer essa primeira opção.

Reservatório de Bachimaña Alto

Após o reservatório, começaremos a conhecer pessoas, curiosas, pois no último dia mal vimos um grupo de pessoas. Agora a estrada é muito mais ampla, é uma GR!!, e é adequado mesmo para andar com crianças. Muitas pessoas vêm aqui para se refrescar no piscinas que são formadas no rio e a verdade me parece uma ideia magnífica.

Panticosa

Começamos a ver o fim, a cidade de Banhos em Panticosa e seu lago característico. O percurso está quase no fim, mas antes do mergulho em qualquer uma das cachoeiras, ninguém tira de mim !! , embora talvez o que melhor nos convieram, foram as cervejas que tomamos no Abrigo de casa de pedra já nos banheiros.

Dados práticos

Quando ir

A melhor época para fazer essa rota por Panticosa é do final de junho até meados de outubro. Em alguns casos, é aconselhável fazê-lo no mês de julho, dependendo de o ano ter sido agradável ou não. Pessoalmente, eu chamaria um abrigo (como o de Baños) para discutir as condições.

Como chegar

Não tem prejuízo, uma vez que tomamos o caminho para Vale de Tena de Sabináñigo, levamos as indicações para a estação de esqui de Panticosa. Alguns quilômetros antes de chegar, começaremos a ver as placas para Os banhos de Panticosa, onde deixaremos o carro no estacionamento gratuito da entrada.

O que levar?

Essa lista de material é útil apenas nos meses de verão.

• Botas confortáveis ​​com membrana repelente à água e respirável.
  • Pílulas de tratamento de água.
  • Comida (não há abrigos nesta rota) e seus utensílios ...
  • Frente ou lanterna.
  • Bastões opcionais
  • Cortar ventos
  • Roupas quentes para noites frias.
  • Jaqueta impermeável.
  • Boné e um par de luvas.
  • Óculos de sol.
  • Creme solar.
  • Saco de dormir e, opcionalmente, a barraca.

Onde dormir?

Sem abrigos disponível nesta rota perto dos Banhos de Panticosa, para que a natureza e a tranquilidade o acompanhem por todo o caminho. O ruim ... o peso que teremos que carregar nas costas.