Viagem

Visita a Rodén, cidade bombardeada na Guerra Civil

Pin
Send

Sempre fomos fascinados pelo Guerra civil Espanhola, uma guerra transformada em uma realidade diferente em muitos livros de história. Por mais que os livros reflitam uma realidade ou outra de dois lados que sofreram e enfrentaram a morte, existem cidades como Rodén que deixam um rastro claro da devastação que uma cidade sofre devido à barbárie. Como no caso de Belchite, Rodén nunca ressurgiu de suas cinzas, mas foi decidido reconstruir a cidade ao lado dele, deixando as sementes e fatos do que guerra brutal.

Rodén, um pouco de história

Rodén, como Belchite, é uma cidade que foi congelada no tempo uma vez que passou por uma guerra como a Guerra Civil Espanhola. Sua igreja, suas casas, tudo foi abandonado entre 1936 e 1937 devido ao concurso durante o Frente Belchite.

Polikarpov I-16
Frente do Ebro

Ele exército republicano com sua ofensiva em Aragão, ele conquistou não apenas essa população, mas também Belchite durante 1937. Saragoça foi o principal despojo, mas outras cidades como Rodén caíram na estrada. O Tropas de Franco eles não podiam fazer nada em lugares como Belchite e Rodén, onde é o último um bombardeio pesado terminou com ela.

Visitando Rodén, o Velho

Chegamos a Rodén em uma tarde ensolarada de Saragoça. Rodén chamou nossa atenção desde o início, quando lemos sobre a Frente Ebro e a Batalha de Belchite. Toda esta área de Saragoça está impregnada com o história da Espanha e é fácil encontrar restos de guerra como trincheiras ou cidades com os sinais do concurso como Rodén ou Belchite.

Rhenén

Ao chegarmos a Rodén, ficamos impressionados com a proximidade da ponte que leva ao AVE para Barcelona, com aquele sussurro de que apenas o trem de alta velocidade é capaz. Ficamos imaginando se os passageiros notaram Rodén quando passaram pela ponte, já que mais de uma vez a havíamos pegado e nunca havíamos notado.

Depois que a ponte aparece, Rodén el nuevo, sob uma colina onde se assentam as ruínas de Rodén el viejo. De lá em baixo, eles queriam subir e descobrir essa cidade, uma cidade que parece papelão, tudo em ruínas e como se os fantasmas o habitassem.

Saímos do carro depois de subir uma estrada em volta do velho Rodén e caminhamos por um caminho para entrar nas ruínas de Rodén.

À primeira vista, não ficamos tão impressionados quanto Belchite, pois é uma cidade muito menor. O torre da igreja É o seu maior expoente, onde é visível que parte dele foi restaurada. Quase não existem ruas, mas se casas e pequenos edifícios cinzas feitas Nós andamos pela igreja observando todo o panorama do vale, onde você pode perceber que a colina em frente fornece a melhores vistas do que resta de Rodén.

Rhenén

Deixando Rodén o velho e retornando pelo mesmo caminho, ele parece outra perspectiva do povo, com as casas abaixo, nas quais algumas casas ainda mantêm as cores da época ...

Sem dúvida, as opiniões do outro lado impõem, pois você vê toda a extensão do que foi o bombardeio. Rodén nos deixou com bom gosto, uma experiência e, acima de tudo, um pouco mais de conhecimento sobre a Guerra Civil Espanhola, da qual todos precisamos bem.

Dados práticos

Como chegar

Rodén fica a 25-30 minutos do centro da cidade Saragoça na N-232. Além disso, Belchite, uma das cidades mais famosas da Guerra Civil, fica a apenas 20 minutos de carro, tornando-o uma viagem perfeita pela manhã de Zaragoza ou um dia de cidades como Madri.

Mapa de Roden e Belchite

Onde dormir?

Deixamos vários hotéis interessantes na área.

• Oleum Belchite Hotel. Hotel moderno com quartos bem cuidados. A partir de € 60
  • Spa da Sicília. Um lugar realmente especial para passar o fim de semana.
  • Hotel Castillo de Ateca. Um hotel mais original, pois está localizado em um castelo árabe