Viagem

Guadarrama Rota para Pinareja na face norte

Pin
Send

La Pinareja, ao lado do Pico do Urso, são duas das subidas do face norte mais bonita da Serra de Guadarrama. Com vistas de Segóvia e Castela e Leão, bem como o Parque Nacional e o Peñalara, o pico mais alto de Guadarrama, fazem desta rota o local ideal para passar um dia nas montanhas.

A face norte, a face com menos visitantes de todos os Guadarrama, sempre esconde mais rotas selvagens, com menos pessoas e, acima de tudo, com maior riqueza animal. Ainda são trilhas com menos presença humana e muito mais distantes de uma cidade como Madri, onde Navacerrada e Conservas, por proximidade, geralmente não atraem caminhantes, se não as pessoas que desejam passar um dia na natureza. Portanto, o Pinareja, estando localizado na parte norte da serra e seu lado sul, um pouco mais longe do tops mais tradicionais as7 picos, Peñalara ou Montón de Trigo o tornam sempre menos freqüentado, sim, você terá que superar os quase 1.000m de desnível deste lugar nas montanhas

Pelas florestas de Guadarrama em direção a Pinareja

Ascensão ao Pinareja

A subida em direção a Pinareja começa no reservatório de Puente Alto, logo no final da pista que começa no desvio do N-603. Do pequeno estacionamento sai um caminho que atravessa o pequeno riacho que alimenta o reservatório e então começa a subida por uma cerca. Mais adiante, há um ponto em que você terá que contornar a cerca e iniciar a escalada de cross country.

A subida até a Pinareja é através de uma floresta de pinheiros cheia de abacaxis e ocasionalmente um prado verde com cavalos vivendo em semi-liberdade. No inverno ou na primavera, esses prados são geralmente cobertos de neve ou verde, muito verde, pois os encontramos devido à umidade e córregos na área.

Em direção à Pinareja

Após a floresta de pinheiros, você chega a um ponto em que pode ver Madri e Segóvia, onde deve virar à direita em direção à Cerro de la Muelacom 2.153m alto, alto antes da Pinareja.

Como em Pinareja, a subida ao Cerro de Muela é de cerca de solo graníticoonde, curiosamente, na Pinareja, havia uma pedreira perto da 1.800m. Lá o pinheiro selvagem, o clássico da Serra de Guadarrama, não é mais visível, dando lugar ao sol e a uma paisagem muito acidentada.

La Pinareja

Uma vez passado o Cerro de la Muela, desce novamente para empreender a subida em direção a Pinareja, até chegar ao 2.197m, onde reside um atravessar, algo fora do comum nesta cordilheira, mas muito comum nos Pirinéus.

Já no topo você pode ver o Pico do urso e toda a crista onde estamos, os famosos Mulher morta, especialmente porque o Pinareja é o ponto mais alto deste arremate.

La PInareja
La Pinareja

No topo, você pode ver toda a extensão do Valsaín Valley assim como a cidade de Segóvia, um lugar ideal para fazer um lanche, descansar e começar a descida ao reservatório de Puente Alto.

A descida pode ser feita da mesma maneira, ou louca, como fizemos. Um pouco de cross-country até chegar a uma estrada florestal que margeava o pinhal até chegar ao reservatório.

Dados práticos

Como chegar

De Segóvia, você pode chegar da CL-603 em direção a Segovia e antes de chegar Voltapassado Ortigosa del Monte, pegue a saída para o reservatório de Puente Alto, até chegar ao estacionamento no final.

Dicas sazonais

Inverno

Embora tenhamos feito a rota no inverno, sem neve, isso não é normal. No inverno, a neve acampa livremente na face norte. Portanto, tanto para o frio quanto para as condições de temperatura que você pode ter no Pinareja, recomendamos que você pegue o seguinte material:

• Calças compridas, camisa térmica e polar
  • Boné e luvas
  • Primaloft se você estiver com frio
  • Capa de chuva ou terceira camada para vento ou chuva
  • Botas longas e meias de inverno
  • Grampos e piolet, a parte superior pode estar congelada
  • Lanterna ou frontal. O Black Diamond, por exemplo, são excelentes
  • Caneleiras se houver neve. Aqui está um bom exemplo de Caneleiras e olho com tamanho.
  • Mochila de pelo menos 30l
  • Pólos de trekking
  • Mapa /GPS. Sem isso, nem apareça. Como GPS, nossa recomendação é a Garmin GPSMAP 64

No inverno, as rotas são geralmente mais longas se houver neve; portanto, calcule 1 ou 2h mais.

Verão

No verão, este ponto das montanhas é geralmente muito seco e muito quente. Quase não existem sombras, pois, exceto por algumas rochas grandes, existem poucas áreas sombreadas. Para o material, recomendamos:

• Sapatos de verão, curtos, se possível
  • Shorts e camiseta de manga curta
  • Óculos de sol e boné polarizados
  • Protetor solar
  • Água em quantidade e comida, que serão 5 horas de travessia

Vídeo: Guadarrama - Ruta a La Pinareja por al cara norte (Julho 2020).